Uma das melhores coisas que pode existir. Eu espero que você saiba quão lindo e gratificante é viajar, conhecer o novo, o incerto... Ch...

Sobre viajar sozinho. Não aceite rótulos!



Uma das melhores coisas que pode existir. Eu espero que você saiba quão lindo e gratificante é viajar, conhecer o novo, o incerto... Chegar a um lugar totalmente novo, onde você não conhece nada nem ninguém e talvez nem fale o idioma local. Fazer amizades sem grandes esforços, sorrir sem grandes motivos (ou sim, vai depender do ponto de vista). Viajar sozinho é se descobrir, ou redescobrir. Você passa a se conhecer melhor, aprende quais são suas limitações e também percebe o quão forte você é! Que fique claro: você não tem ideia do tamanho da sua força por mais que se ache forte. Já parou pra pensar quantas pessoas no seu círculo de amizades fariam o que você faz?
Sozinho você aprende a apreciar sua própria companhia, ri de si, ri dos outros, aprende, erra, sofre. Sozinho você percebe que às vezes é melhor estar só do que estar com uma pessoa que atrase sua vida, ou pior, que atrase seus sonhos.
Não me entenda mal, viajar acompanhado pode ser sim maravilhoso, mas escolha muito bem quem será seu companheiro de viagem. Tem que ser alguém que você olha e pensa “caramba, essa pessoa é igual a mim!”. A não ser que pra vocês (sim, ambos!) seja muito simples lidar com as diferenças. Eu enxergo viajar só como uma das formas mais linda de liberdade. Explico-te: você faz o que quiser e se quiser, se estiver a fim de dormir até mais tarde e deixar o tour pela cidade pro dia seguinte, você consegue sem grandes problemas. Se quiser ficar o dia inteiro andando na rua, a única pessoa que pode reclamar que não aguenta mais andar é você. Mas daí é fácil, você simplesmente volta pro hotel.
Se você é do tipo de pessoa que fez o ato de viajar ser protagonista sua vida, tenho certeza que assim como eu, você é bastante admirado (e criticado também). Admirado por pessoas que volta e meia dizem querer ter a sua coragem, dizem querer um dia ser como você. Admiração de pessoas curiosas, que se aproximam por interesse em saber como tudo isso de viajar sem emprego fixo funciona. Pessoas que depois de ver um relato seu ou até mesmo de ver o seu dia a dia enviam mensagens contando algo que aconteceu na vida pessoal delas e que as fizeram lembrar de você e agradecem por compartilhar suas experiências com elas. A maior recompensa que um mochileiro pode ter é isso, inspirar pessoas. Fazer com que algumas absorvam suas experiências e faça uso em sua própria vida. Receber uma mensagem dizendo “Eu jamais daria carona pra alguém nos dias de hoje, mas vi uma pessoa pedindo carona hoje na rua, lembrei de você e me deu vontade de parar e ajudar”, e até mesmo o contrário. Pessoas que dizem “Eu jamais pegaria carona! Acho muito perigoso, mas hoje estava chovendo demais e um caminhoneiro me ofereceu carona, lembrei de você e aceitei.”. Sério, as pessoas que produzem conteúdo não tem ideia do quão importante isso é pra outras pessoas, pessoas que na maioria das vezes se encontram desmotivadas e sem esperança nas pessoas. Assim como as que leem e dão feedback não sabem o quanto é importante esse feedback pra quem produz.
Sobre as criticas? Vai me dizer que você mesmo nunca pensou de mim ou de algum mochileiro qualquer que somos loucos e que deveríamos viver como uma “pessoa normal”?! Trabalhar e estudar, e viajar apenas nas férias. E quem disse que eu não levo uma vida de um apessoa normal? Não aceite os rótulos da sociedade! Se viver tocando piano te faz feliz, se dedique a isso, independente de ser um pianista de sucesso ou não. Se viver trabalhando e estudando, e viajando apenas nas férias te faz feliz, faça-o! O que me faz feliz é viver viajando, sem emprego fixo, conhecendo lugares sem muito dinheiro, me aventurar... Então por que não? Lembre-se que ser próspero é muito além de ter fortunas ou bens. Ser próspero é estar bem consigo, com a vida que leva, com as pessoas que te rodeiam. Isso é prosperidade. Você se considera próspero?
Viajar abre a mente, você se torna uma pessoa melhor a cada dia. Você aprende com as pessoas, evolui com elas. Cada história de vida que se ouve quando se está na estrada é um nível a mais de maturidade que você atinge. Saiba também que ninguém decide virar mochileiro simplesmente porque quer, sempre tem um motivo maior. Você já se perguntou quais seriam os mais prováveis? Há quem viaje pra “fugir” de uma depressão, há quem viaje pra se curar de uma decepção muito grande, há mais gente ainda que viaje em busca de se reencontrar. Ao longo da vida, muitas vezes nós perdemos nossa identidade vivendo a vida que a sociedade nos “impõe” e a viagem, a busca pelo desconhecido nos liberta e nos faz enxergar quem realmente somos. Quem somos longe das pessoas que nos cobram postura, quem somos longe do chefe da empresa, dos colegas de trabalho. Nos faz enxergar que muitas vezes acabamos não sendo nós mesmos no nosso dia a dia pois “as paredes tem ouvidos” ou porquê “fulano não pode saber que eu estou fazendo isso”.
LIBERTE-SE, viajando ou não. Seja você, viva como se não houvesse amanhã. Pare de se preocupar com o que vão pensar de você, não se preocupe com os julgamentos. Até porque, não sei se você já sabe, mas vou te contar um segredo: as pessoas vão te julgar até se você viver uma “vida normal”. Então a viva da melhor forma! Sorria se quiser sorrir, chore, abrace mais, cante sua música favorita o mais alto que puder mesmo que digam que sua voz é feia. Se admire nu no espelho após o banho, mesmo com os seus defeitos e aquelas coisinhas que você gostaria de mudar, você é um ser único, você é lindo! Não dependa de pessoas, esteja sempre preparado pra estar sozinho e encare a presença de pessoas legais na sua vida como bônus. Assuma também que 99% de tudo que acontece em nossas vidas é por culpa nossa. Tudo é consequência. Assuma que se alguém te oferece um emprego foi porque você mereceu, não sorte. Assuma que se você perde o emprego foi por sua culpa, você falhou! Não coloque suas frustrações em outros, assuma tudo pra você. As coisas negativas e principalmente as positivas. O fardo vai ficar pesado? No início sim, mas te garanto que depois que você se assume 99% responsável por tudo que acontece com você a sua vida melhora 100%! Você vai ver que não vale a pena guardar mágoas, que não vale a pena culpar os outros por coisas que poderiam ser evitadas por você. Nem sempre você vai ser o culpado de um término de um relacionamento, por exemplo, mas assuma que sim, você foi o culpado! E use os erros pra aprender e fazer melhor da próxima vez. E você vai ser muito mais forte pra superar qualquer decepção. Parece loucura, mas te juro que funciona. Se não funcionar contigo, viaje. Vá se distrair, ver gente, dançar, beber, comer, sorrir. VÁ VIVER! Se essa vida for única, você terá vivido?



0 comentários:

Esse artigo te ajudou? Me conta nos comentários! Ficou alguma dúvida? Pode perguntar por aqui também, vai ser um prazer te ajudar 🌻 👇